A insônia é um distúrbio do sono que pode estar relacionada a dificuldade em iniciar ou manter o sono, ou ainda, o despertar precoce! Temos observado uma grande quantidade de estudos que mostram o aumento da Insônia ao longo das últimas décadas! Esse distúrbio do sono por si só já seria um grande problema, visto a diminuição da qualidade do sono e perda da qualidade de vida do paciente! Porém, temos visto algumas possíveis associações e relações de comorbidades preocupantes! E, ainda, um uso preocupante de medicamentos como as drogas Z.
Uma associação comórbida da Insônia é com a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) condição conhecida como COMISA. Se já teríamos uma perda da qualidade do sono e de vida com a Insônia, quando temos uma condição de COMISA o prognóstico piora consideravelmente! Nessa situação o paciente pode estar predisposto a riscos aumentados de AVC, cardiopatias, diabetes, HAS, alterações cognitivas e riscos de acidentes de trabalho e automobilísticos! O tratamento requer abordagens conjuntas para Insônia e AOS!
Quando pensamos nos impactos da Insônia na Odontologia temos que pensar em Dor e Bruxismo!
Por que em Dor? Porque temos uma possível relação bidirecional entre Distúrbios do Sono e Dor! Em especial, alguns distúrbios como AOS e Insônia podem aumentar a Dor!
E, por que Bruxismo? Temos estudos muito bem delineados nos mostrando uma possível associação direta entre Bruxismo do Sono e Insônia!É importante aqui lembrarmos que as condições crônicas, que aqui comentamos, podem também estar associadas a problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão. E, como devemos proceder? É fundamental ouvirmos e acolhermos nosso paciente! Jamais minimizar queixas! Procurar associações e comorbidades! Escolher tratamentos iniciais conservadores, reversíveis e pouco invasivos! Estudar e saber como escolher a melhor evidência científica! Esse é o caminho para ajudarmos nossos pacientes! Vamos em frente
Comments are closed